Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Alimentação, treinos da semana e futuras mudanças

Ena pá, as saudades que eu já tinha do meu blog (e dos vossos)!

Desapareci durante uma semana mas foi mesmo impossível ter tempo para me sentar e escrever um post com pés e cabeça sobre tudo. E quanto mais tempo deixava passar, mais preguiça tinha. Mas como é que eu meto tudo num post? Alimentação, treinos, planos, faculdade... logo, vai ter de ser dividido!

Para já, falo-vos da alimentação, que vai mudar um bocadinho. Eu ando a comer muitos hidratos de carbono. Se antes era precisamente o contrário, agora até sonho com eles. O pequeno-almoço tem sido as papas de aveia com fruta, pão torrado com manteiga ou requeijão, ou então iogurte com aveia ou cereais integrais. Tentei elaborar um plano para esta semana que passou, cumpri-o maioritariamente. Os erros foram apenas ao pequeno-almoço e aos lanches. De resto, nos almoços fui certinha: proteínas, porção pequena de hidratos e vegetais. O jantar, ou era sopa (que deixei preparada para a semana toda e congelei) ou salada. Consegui resistir duas vezes quando fui jantar com uma amiga minha e ela comeu McDonalds e eu optei por uma saladinha do Vitaminas (amo para todo o sempre o Vitaminas :D) e quando saímos do ginásio e fui com os meus pais e o meu irmão a um restaurante de pizzas. Eles comeram pizza e eu escolhi uma salada. Nem pensar que ia deitar tudo a perder por causa de uma pizza. O meu esforço todo durante a semana não vale três ou quatro fatias de pizza. Há apenas um dia da semana que eu deixo para comer, numa refeição apenas, aquilo com que ando a sonhar a semana toda. Não há excepções, ponto final. Ontem foi massa de camarão e delícias do mar com molho de tomate e natas (poucas) que a minha mãe fez e estava simplesmente divinal.
 
Então no que é que eu estou a errar propriamente? Como demais ao pequeno-almoço, sei que sim, mas depois de tantas horas em jejum, tenho mesmo muita fome, e não resisto a juntar um pouco de iogurte grego (não dos fage, porque esses já acabaram) às papas de aveia ou então a comer uma fatia de pão com manteiga magra a seguir só porque até nem vai fazer mal. Ai vai vai, se depois ao lanche, antes de treinar, comer outras duas fatias de pão. Tudo bem que é integral, mas não pode ser desculpa. É integral e eu preciso de hidratos, mas não tantos. Porque depois o que eu vou estar a queimar no ginásio são esses hidratos e não a gordura que já cá está.
Portanto, a próxima semana é para melhorar nesse aspecto. Já tenho umas ideias do que podem ser os meus lanches e pequenos-almoços com menos hidratos (atenção que não os vou reduzir por completo, apenas retirar um pouco, porque eu sei que passo bem com menos hidratos, isto é apenas vicio e vontade de comer!).
 
Mas... apesar de todos estes erros acho que emagreci porque voltei a vestir a saia do traje que tinha vestido há uma semana atrás e a saia estava mais larga. E não foi impressão minha, fui mostrá-la à minha mãe e a saia rodava facilmente nas minhas ancas. Oh meu deus, que sensação tão boa. Eu esforcei-me muito no ginásio esta semana e muito para compensar as asneiras que cometia. Eu calculei aproximadamente, após pesquisar um bocadinho, o meu gasto calórico diário tendo em conta o meu nivel de actividade fisica, idade, peso... e reduzi 500 calorias, calorias essas que tentei queimar no ginásio, todos os dias. Ora, seis dias por semana dá um gasto de 3000 calorias, quase meio quilo. E deve ter sido mesmo isso que perdi. Eu não me pesei na balança porque estou na semana do período e isso altera tudo e para além disso a minha balança não é digital, é das antigas e não está já grande coisa. Isto para dizer que apesar de comer o pão ao lanche e os iogurtes gregos "não magros" cheios de gordura, eu tinha atenção para não ultrapassar a quantidade de calorias necessárias. Mas o problema está no facto de andar a comer menos proteínas e isso não me ajuda na musculação. Eu tenho de alimentar os meus músculos. Outra coisa que agravou esse facto foi a minha proteína ter acabado e só vou buscar mais na terça-feira. E encomendei um sabor novo... chocolate!! oh yeah, bolinhos de proteína de chocolate todos os dias ao lanche! :D
 
Bem, para terminar o post e não ficar maior do que já está vou só deixar os meus treinos da semana passada:
 
Segunda: Musculação bicep e tricep + aula de 50 min cycling
Terça: Musculação Pernas + 30 min cardio HIIT na passadeira
Quarta: Caminhada 1:15h (de manhã, com a I.) + Musculação costas e ombro + 1h cardio na passadeira (à tarde)
Quinta: Musculação bicep e tricep + 30 min cardio na eliptica
Sexta: Musculação Pernas + 30 min cardio HIIT na passadeira
Sábado: Musculação bicep e tricep + ombro (de manhã) + corrida 5 km (à tarde)
Domingo: Off
 
Acho que nunca tive uma semana tão boa e tão certinha de treinos. Só me baldei a treinar peito, mas de resto estou mega empenhada em tonificar estas costas e crescer este ombro! Quero tanto ter uns braços e ombros defenidos...! Ah e nas corridas também me baldei, só corri no sábado porque não tive mais oportunidades.
 
No próximo post eu explico os meus planos para a próxima semana e como vai ser daqui para a frente com os treinos porque vou começar as aulas da faculdade dia 17 de Setembro e os horários de treino vão ser todos alterados. Aproveito e mostro também algumas das minhas refeições da semana passada.
 
Na semana de 17 talvez não vá conseguir ir ao ginásio (Oh meu deus, o pânico!!) porque tenho caloirinhos para praxar a semana toda :P Ah, e o meu irmão entrou na faculdade, na minha faculdade! Estou super feliz por ele :D E vai ficar bem pertinho da mana.

Vou actualizar-me nos vossos blogs que tenho muito que ler! Beijinhos e boa semana :D

8 comentários:

  1. No meu caso estou a aprender todos os dias a fazer as melhores escolhas mesmo quando não como em casa e também penso sempre que um pecado calórico qualquer não vale mais que o meu esforço durante toda a semana... e não vale mesmo. Por isso compreendo perfeitamente o que escreveste. Beijinho e bons treinos :)

    ResponderEliminar
  2. Fazes bem em fazer esse raciocínio de compensação em relação ao consumo de calorias e exercício. Revela que estás mesmo motivada e é para manter!
    Beijinhos e boa semana**

    ResponderEliminar
  3. então, mas o PA é a refeição ideal para comeres hidratos. p.e, um pão integral ou as 30g de papas de aveia... não vejo onde está o problema, não te esqueças que fazem parte de uma alimentação equilibrada. e mais se o teu objetivo não é emagrecer, não vejo qual é o mal (mas explica-me o teu ponto de vista porque pode ser que eu também esteja a pensar errado) :) ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, então fui eu que não me expliquei bem. Eu como sim isso ao pequeno-almoço e sei que é a refeição ideal para se comer hidratos, o problema é quando eu como as 30g de papas de aveia e ainda uma fatia de pão a seguir! E depois mais duas ao lanche... aí é que está o problema. E eu quero emagrecer sim. Quero perder gordura corporal, secar :) E assim fica complicado xD

      Eliminar
  4. Olá Joana, reparei que tens andado desaparecida, ahaha, tenho a certeza que vais conseguir cumprir o teu plano alimentar, quanto a teres esforçado imenso esta semana no ginásio isso reflectio-se na saia :D, e não podes ir treinar na semana de 17, calma..mantem uma alimentação saudavel :)
    Boas praxes, não sejas muito mazinha (a)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! :D

    Eu sempre te disse que os hidratos não são o inimigo, vês? Até emagreceste mais ;) Continua assim :D

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana!
    Quem me dera andar no gym com essas rotinas!!
    Dá tempo ao tempo que vais acabar por definir e perder o peso que queres. Por vezes somos demasiado exigentes e nem conseguimos ver as pequenas mudanças que vão ocorrendo.
    Como vês a saia está mais larga, essa é a melhor medida para veres como emagreceste, parabéns :D

    Para o lanche comw fruta com iogurte natural misturado, ajuda se puseres só uma pitada de aveia. Tem um aspecto óptimo e sabe divinalmente :P

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
  7. Um conselho se me permites...
    Tens muita fome de manhã porque comes muito pouco à noite! Experimenta comer a sopa e a salada, se a sopa não leva batata, não há hidratos à noite.
    Se comeres só sopa ou só salada opta por comer queijo fresco/gelatina ou iogurte como sobremesa. Sendo assim vais dormir mais confortável...e um outro conselho uma infusão morninha antes de deitar preenche o buraquinho no estômago.

    Beijinhos

    ResponderEliminar